Bambu , Madeira do Futuro

A necessidade de repensar o consumo de materiais na construção para torná-la mais sustentável do ponto de vista ambiental atrai olhares para a exploração de novas alternativas. É o caso do bambu, visto como a promessa para este século. Encontrado no Brasil, onde existem grandes florestas inexploradas de várias espécies.  De crescimento rápido (em três anos, está pronta para o corte), essa gramínea gigante chama a atenção, a princípio, pela beleza. Mas sua resistência também surpreende: de frágil, ela não tem nada. Sua compressão, sua flexão e sua tração já foram amplamente testadas e aprovadas em laboratório. Se tratado adequadamente, ele apresenta durabilidade superior a 25 anos, equivalente à do eucalipto.



Alemanha. O fechamento deste estacionamento em Leipzig, inaugurado em 2004, foi todo feito com bambu. Segundo os arquitetos  a opção não teve nada de experimental: baseou-se em pesquisas que pipocaram na Europa depois da Expo 2000 em Hannover, onde o pavilhão colombiano, desenhado pelo arquiteto Simón Vélez, empregou essa matéria-prima. As varas têm diâmetros entre 10 e 12 cm e estão 7,5 cm afastadas umas das outras – o que permite a ventilação do interior. Se chover, a água não molha os carros, já que as vagas estão distantes deste paredão. Duas aberturas zenitais redondas (abaixo) localizam-se sobre as rampas de acesso aos cinco níveis.





Colômbia.  Projetos de  casas de alto padrão. Esta, localizada em Cali, foi erguida nos anos 1990 e mistura alvenaria, madeira e bambu (presente na estrutura do telhado).


Espanha. Pronto em 2006, o Terminal 4 do Aeroporto Internacional de Barajas, em Madri, tem movimento estimado em 35 milhões de pessoas por ano. Um dos destaques do projeto é a cobertura curvilínea de estrutura de aço e chapas de alumínio, forrada com bambu. O efeito das vigas em S dá movimento ao conjunto, que ainda reserva focos para a entrada AENA/ Manuel Richard Bryant/Arcaid.co.uk Renau da luz. A predominância do material natural quebra a robustez do aço e proporciona uma atmosfera tranqüila, a despeito do fluxo de passageiros e do tamanho da construção. O terminal venceu no ano passado o Stirling Prize, premiação britânica de excelência em arquitetura.


Faça um orçamento para seu empreendimento , estamos preparados para atendê-lo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário