O forro em bambu é moderno e resistente, sendo uma alternativa sustentável - em quatro anos essa gramínea de crescimento rápido está pronta para o corte. "Por sua estrutura e geometria naturais, o bambu tem um bom nível de isolamento acústico", conta a designer têxtil Nani Chinellato, de São Paulo, que projetou e instalou o forro do bangalô assinado pelo arquiteto Dado Castello Branco (foto) para a Casa Cor São Paulo 2009. Para protegê-lo da umidade, é sugerido a aplicação de manta impermeável sob o telhado. Na parte superior do forro pode ser usado desde um telhado, vidro temperado ou policarbonato que proporciona uma boa luminosidade ao ambiente e isola a umidade, até uma simples telha transparente .
Instalação:
Por ser artesanal, a técnica sofre variações. Neste espaço, o Cana da India(phyllostachys aurea), foi preso em baguetes de madeira de 2 x 2 cm com cola quente e arame. Tetos inclinados pedem o travamento das varas a cada 50 cm. O uso de pregos pode causar rachaduras. Recomenda-se tambem o uso de brocas ( para ferro) para efetuar furaçoes para fixaçoes de arames ou mesmo parafusos. Pode-se ainda fazer em sistemas de painéis que em seguida serão fixados no teto, ja prontos, inclusive pintados.
Manutenção:
Bambus Cozidos por imersao e queimados em fogo ganham em beleza e ficam protegidos de pragas. Esses cuidados simplificam a limpeza com espanador de pó ou pano. Em contato com a umidade, requer a aplicação de seladora, verniz maritimo, stain ou resinas de poliuretano.
Vcs fornecem bambu gigante ?
ResponderExcluirgostaria de saber o valor do forro de bambu por metro quadrado. grato
ResponderExcluir