Natural, belo e renovável, o bambu sempre teve seu prestígio na arquitetura e na decoração, mas devido a crescente preocupação do setor com o uso de materiais menos agressivos ao meio ambiente, os olhares se voltam ainda mais para ele. Resistência, durabilidade e versatilidade fazem dele o elemento ideal para revestir e, até mesmo, estruturar construções. "O bambu-mossô, por exemplo, resiste por mais de 100 anos, e os que possuem 15 cm de diâmetro aguentam 4,5 toneladas" afirma a arquiteta Isabella Nalon.
Paredes, painéis, pisos e forros. São muitas as possibilidades de uso do bambu para inspirá-lo.
Por todos os lados
A sensação de aconchego é proporcionada pelo bambu presente no forro e usado como cortina, no projeto de Fernando Sá. No teto, um forro de madeira dá o suporte necessário para a melhor preservação do bambu. "A instalação foi rápida e o acabamento ficou ótimo. Os profissionais mediram, na hora, o vão entre as vigas, e cortaram o bambu ali mesmo. Depois, foi só encaixar", lembra o arquiteto. Na janela, além de completar o visual, a cortina de bambu filtra a luz solar e retém o excesso de calor.
Barreira rústica
Para esconder a vista do prédio vizinho e trazer privacidade à varanda, a arquiteta Ana Teresa, da Paola Ribeiro Interiores, utilizou uma solução prática, bela e sustentável: painéis de bambu de 1,50 x 1,50 m. Com estrutura de metalon galvanizado, o elemento é fixado com parafusos no piso e na viga do teto. Preocupada com a resistência do material, a profissional procurou produtos tratados. "O bambu passou por um processo de cozimento e recebeu aplicação de verniz marítimo fosco", conclui.
Oriental
Descendente de japoneses, o morador buscava elementos tradicionais de sua cultura. A arquiteta Lucia Helena Bellini buscou no bambu o recurso certo. Um painel foi confeccionado de forma artesanal: os bambus são amarrados um a um, com fita feita do próprio material, e fixados com ganchos na parede da varanda. "Para complementar, utilizei um vaso com bambu-mossô e quadros do mesmo material, com plantas, sobrepostos ao painel", explica.
Jardim vertical
Mesmo com uma área pequena, a varanda ganhou conforto e sofisticação. "As paredes eram revestidas de azulejo cinza e não tinham charme algum. Então, para esconder o revestimento e valorizar o espaço, optei por cobri-las com bambu", justifica a arquiteta Isabella Nalon. Ela garante que a instalação foi rápida e limpa. "Os bambus foram interligados por dentro com um arame mais grosso ou uma barra rosqueada de ferro, formando uma esteira. Depois, alguns deles foram parafusados na parede." Para dar um ar mais natural, foram fixadas plantas na esteira.
Para mais dicas acesse :
www.ciclovivo.com.br/noticia.php/3147/3_dicas_de_decoracao_com_bambu/
Para mais dicas acesse :
www.ciclovivo.com.br/noticia.php/3147/3_dicas_de_decoracao_com_bambu/
Entre em contato com a Bambushow para informaçoes e orçamentos sobre aplicaçao do bambu .
O cliente Bambushow pode contar com o serviço pós venda e de consultoria gratuita .
Fone ( 43) 3528-4284 / (43) 9637-5353 TIM e-mail : bambushow@hotmail.com
Créditos texto e imagem : Bambushow
http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/ESPC/index.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário